A Boa Saúde
As doenças crônicas não transmissíveis se tronaram um dos grandes males universais, atingindo vários países. Fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada, diretamente relacionados ao estilo de vida, são responsáveis por grande parte do desenvolvimento de algum tipo de doença crônica. Dentre esses fatores de risco, o sedentarismo mostra-se como o maior fator, independente de sexo.Apesar disso, os profissionais de saúde na maior parte do seu dia ficam assoberbados e voltados somente para a saúde dos seus pacientes/usuários e não tem tempo para fazer qualquer tipo de atividade física e usam aquele lema "Não é ativo quem quer, mas quem consegue". Esses profissionais até orientam e encaminham os pacientes para tal coisa, porém o próprio profissional fica voltado a saúde dos outros e esquece de si.
Pensando nisso o Educador Física da Academia Carioca da Clinica da Família Augusto Boal fez o dia da "Boa Saúde".
Nesse dia os alunos (Usuários/Pacientes) foram até os profissionais de saúde pelo qual eles são assistidos e os levaram até a academia e eles que foram os orientadores.
O professor neste dia foi apenas um espectador e motivador.
A participação foi de mais de 50% do total de profissionais, já que os demais estavam em atendimento.
Foi importante os profissionais verem, sentirem e constatarem os benefícios da atividade física, além de confraternizar com a Academia Carioca.