quinta-feira, 8 de maio de 2014

Grupo de Insulinodependentes

A diabetes é caracterizada pela parcial ou total incapacidade do corpo para produzir insulina. Os dois tipos de diabetes mais frequentes são a diabetes insulinodependente (Tipo 1) e a diabetes não insulinodependente (Tipo 2).
Diabetes é um termo comum para vários distúrbios metabólicos, em que o metabolismo de vários nutrientes tais como o açúcar, é anormal.  Existem dois tipos principais de diabetes mellitus, a diabetes insulinodependente e a diabetes não insulinodependente.
Nesta reunião foram reunidos somente alguns Diabéticos insulinodependente
A diabetes insulinodependente é uma doença crônica que é tratada com injeções de insulina. Esta doença desenvolve-se quando uma reação de autoimunidade origina a paragem de produção de insulina pelo pâncreas. Esta reação significa que o corpo cria anticorpos contra as suas próprias células.
Quando o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente, o açúcar e outros nutrientes deixam de poder ser utilizados pelas células. Os sintomas mais frequentes da diabetes insulinodependente são: muita sede; urinar frequentemente; açúcar na urina; corpo a cheirar a cetona; fadiga, e uma substancial perda de peso num curto espaço de tempo.
A Profissional de Saúde da unidade fez orientações quanto a higiene do material a ser utilizado como o aparelho de HGT (Aparelho que mede a glicose no sangue) e seringas, além disso orientou sobre o descarte das seringas utilizadas. 
Falou-se das infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pé diabético”. Uma doença que pode ser evitada.
 
Tais alterações podem causar neuropatia; úlceras; infecções; isquemia ou trombose. Elas começam a ocorrer, em geral, quando as taxas de glicose permanecem altas durante muitos anos. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação
.  Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais.
 
Manter a taxa glicêmica sob controle e fazer exames regulares são fundamentais para evitar tais complicações. 

E no final deste encontro os usuários receberam um “Kit” com o aparelho de HGT,Lanceta, Fitas e Creme de Ureia para a hidratação dos pés.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

AV Guilherme Maxwell, 25 - Maré

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3105-8982

Tecnologia do Blogger.