terça-feira, 23 de agosto de 2011

Amamentando seu bebê!

Bebês que são alimentados com leite materno têm menor índice de infecções e alergias durante o Primeiro ano de vida.


O mais importante que você oferece com seu leite ao bebê é uma alimentação que foi produzida pelo seu próprio corpo, pura e exclusivamente para ele. O leite materno contém todos os nutrientes, proteínas, açúcar, gorduras e vitaminas que o bebê precisa até os 6 meses de vida para crescer e se desenvolver otimamente. O leite, ao conter este equilíbrio justo de nutrientes, ajuda seu bebê a manter seu peso adequado.
Um dos maiores benefícios que o leite materno oferece ao seu bebê são os anticorpos que ele contém, fortalecendo seu sistema imunológico. Assim, se reduzem as possibilidades de que seu bebê possa contrair algum tipo de infecção de ouvido, respiratória, urinária ou gastrointestinal (diarréia infantil). As possibilidades de morte súbita também diminuem, assim como a probabilidade de que seu bebê desenvolva algum tipo de alergia, como a asma. Por outro lado, o leite materno é o alimento mais facilmente assimilado por seu sistema corporal ainda imaturo, já que produz menos gases e mal-estar do que outro alimento.
O leite materno sempre vai estar ali para o bebê cada vez que ele estiver com fome, sem importar o lugar nem a hora. Sempre vai ter a temperatura ideal e sem possibilidade de ter estado em contato com bactérias do exterior.
Por todas estas razões, a Organização Mundial da Saúde recomenda a alimentação do bebê exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida e complementar até os dois anos. Logicamente, a duração do aleitamento materno vai depender da situação de cada mãe e de cada bebê e, certamente, junto com seu pediatra, vocês determinarão qual é a extensão que mais os beneficiará.

Veja alguns cuidados, para que a amamentação não machuque  e para que o peito fique mais fácil para o bebê:
* A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o bebê sentem-se confortáveis.
* É importante para a produção do leite que o bebê esvazie as duas mamas.
* É comum o bebê engolir ar enquanto mama. Por isso, quando terminar de mamar, é importante segurá-lo junto ao colo, em posição vertical, para que ele possa arrotar e não tenha desconforto.
* O bebê deve mamar sempre que quiser. Com o tempo ele faz seu horário. Com alguns cuidados, a amamentação não machuca o peito e fica mais fácil para o bebê retirar o leite do peito.
* A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca.
* Quando o bebê pega bem o peito, o queixo encosta na  mama, os lábio ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na de baixo.
* Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Deixe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.
* O leite do inicio da mamada tem mais água e mata a sede. É muito importante que o bebê esvazie bem a mama, pois o leite do fim da mamada tem mais gordura e, por isso, mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.
* Quando for preciso tirar o bebê do peito, para que ele solte o mamilo sem machucá-lo, a mãe pode colocar o dedo mínimo no canto da boca, entre as gengivas.


Lembrando que não existe leite fraco. Todo leite materno é forte e bom. A cor pode variar, mas nem por isso o leite está fraco.


Aproveitando o espaço para convidar todas as mamães, para estarem conosco no dia 28 de agosto de 2011, no Aterro do Flamengo, às 9:00 hs  comemorando a "Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que amamenta".

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

AV Guilherme Maxwell, 25 - Maré

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3105-8982

Tecnologia do Blogger.